domingo, 5 de dezembro de 2010

YES NO BRASIL!!!!

Dia 28-11-2010 foi um dia difícil. Mas extremamente gratificante.
E lá vai Dave, sozinho e destemido para o HSBC Brasil, sem ter idéia de onde fica. Pega ônibus aqui, pega ônibus ali, vai perguntando e andando por ruas escuras e desconhecidas, até que vejo um MONTE de fãs do Yes, todos com camisetas (fiquei feliz de estar com a minha também). Pronto, havia chegado no tal lugar.

Entrando no HSBC fiquei meio apreensivo porque vi que o local inteiro era lotado por mesas, e que eu veria o show sentado numa mesa com seis fãs aleatórios de Yes... Como já estava meio alto das idéias, cheguei na minha mesa esbanjando simpatia e felizmente, só haviam pessoas legais... com quem conversei por mais de uma hora porque os vôos atrasaram o show... Foi bom porque vi tanta gente deslocada nas outras mesas.
Mas enfim... começou...

Ver o Yes entrar no palco, mesmo sem a presença do inigualável Jon Anderson foi algo estranho... acho que até agora sinto que não curti o momento direito... Nâo parecia verdade... Acho que já disse isto no post sobre o show do RUSH, mas algumas pessoas podem compartilhar desta sensação comigo...

Chris Squire, que junto com Jon fundou a banda em 68, seu talento com o baixo, sua voz e sua simpatia encantaram;

Steve Howe, um dos maiores guitarristas existentes. Howe arrancou gritos e aplausos do começo ao fim do show;

Alan White, um baterista espetacular e presente nos meus discos preferidos do Yes, o cara fez história (as musicas do John Lennon que você ouve tem baquetas dele ao fundo);


e ainda os dois novatos, que não diminuiram nem um pouco minha satisfação:

Oliver Wakeman, o filho do homem, que soube muito bem substituir o pai com estilo e muito talento 

e
Benoit David, o cara com a maior responsabilidade da banda, que é substituir o lendário Jon e reproduzir seus vocais. Com seu visual de backstreetboy decadente (termo redundante), acredito que David tenha causado uma má impressão ao entrar no palco, pois os fãs de rock progressivo, metal, etc são bem chatos, mas acredito que ele tenha calado a boca de todos os presentes. Com certeza calou a minha. Com muita simpatia e uma voz impressionante (tanto na beleza quando na semelhança com a voz de Jon) ele preencheu a enorme lacuna com maestria.

Em relaçao a mim... ora chorava, ora ficava hipnotizado, e na maior parte do tempo, sorria feito uma criança... E olhava para os lados e via todo mundo tão satisfeito quanto eu...

A coisa chata foi ter que ficar a maior parte do tempo sentado, mas foi muito bom. Muito bom... Ver o Yes foi uma experiência que vai me marcar pra sempre... Fiquei impressionando com a legião de fãs que estava junto comigo... Nâo me senti mais um peixe fora d'água, rsrs. Depois li que os ingressos estavam esgotados!!! Que bom!!! Eles lotaram o lugar e foram muito bem recebidos. Quem sabe eles voltam... (sonhar é de graça)

A volta pra casa foi sofrível, pois não havia mais ônibus pra lugar nenhum e eu nem sabia onde eu estava... Felizmente deu tudo certo e ainda encontrei um metaleiro vendedor de camisetas que me deu uma camiseta da turnê. Sou legal ou não sou? rsrs

E pensar que meses atrás eu tava triste porque nem show de banda cover do YES eu tinha esperança de ver....



Setlist:

Firebird Suite
Siberian Khatru
I've Seen Good People (chorei)
Tempus Fugit
Astral Traveller (melhor que a versão do disco, ouso dizer)
Solo do Alan White
And You and I (chorei)
Solo do Steve Howe (ele tocou The Clap!!!! ... chorei)
Owner of a Lonely Heart (pulei)
Heart of the Sunrise
Roundabout
Starship Trooper (gozei)




YES!!!!!! Comentem, se possível. Abraços.

3 comentários:

Anônimo disse...

oi cat! ah meu que legal que esse show aconteceu e deu certo! meu, ate eu fiquei impressionada qdo vc falou 'yes no brasil' ? como assim ??!
que bom que deu pra vc ir ! pena que meu pai agr soh ouve lady gaga senao ele podia ter ido com vc, UHAUHAUHAUHAUHAUHUHA!

Unknown disse...

eu estava aguardando ansiosamente por esta resenha. grata.

tenhodito disse...

Sempre é bom, sempre conhecemos gente legal, por isso q vc tem q tirar a marra do seu coração!
Fico feliz q vc se divertiu como vc achou q iria! Ver uma de suas bandas favoritas realmente é um presente.