sábado, 10 de dezembro de 2011

10 Mulheres Rock'n Roll

Grace Slick (Jefferson Airplane) e Janis Joplin.
Mulher na música sempre chamou a atenção. Sempre existiu a luta pela igualdade, o sexismo, os estereótipos, a luta pra se livrar deles... Aos trancos e barrancos, para o bem e para o mal, as mulheres ESTÃO na música. Hoje em dia, mais pelo silicone e cabelos loiros falsos do que por talento... mas cada época tem o que merece, não é mesmo? Mas, FELIZMENTE a história da música nos trouxe várias representantes do sexo "frágil", com muito talento, presença, personalidade e maquiagem, mandando os rótulos às favas (e criando outros...ok...). Vamos falar só de algumas delas...




1 - Joni Mitchell - a rainha das estórias. A rainha dos contos. Mestra em transformar sua própria vida em fábulas musicais, Joni surgiu na rica cena musical dos anos 60. Arrebatando corações, inclusive o coração de Graham Hash, do até então quarteto Crosby, Stills, Nash & (Neil)Young, com quem teve um belo relacionamento. O talento de Joni assusta, de tão versátil e tão amplo. Seus discos são sempre belas surpresas, seja nas composições, quanto na experimentação. É interessante observar como seu estilo e sua voz mudaram com o passar dos anos.




2 - Joan Baez - diva folk de Bob Dylan, Joan foi (e ainda é) uma respeitável intérprete e ativista dos direitos humanos, do meio ambiente e dos animais. É uma daquelas pessoas que levou realmente a sério a mensagem passada por John Lennon em Imagine (música que ela também cantou). Joan e seu forte vibrato são um presente para os meus ouvidos. Joan e seu marido David foram detidos pelas autoridades diversas vezes por "perturbar a paz", quando na verdade queriam perturbar a guerra. Sua apresentação no Woodstock foi linda, crua e memorável e vale a pena procurar. Joan estava grávida, seu marido estava preso, mas ela transbordava esperança e força em tudo que acreditava. Um tipo de pessoa rara hoje em dia.


3 - Patti Smith - a madrinha do punk, como muito foi dito. Fazia parte da patota da lendária casa de shows CBGB's. Patti começou a carreira recitando poemas, escrevendo matérias para publicações musicais (Rolling Stone e Creem) e foi uma das primeira vocalistas cotadas para o Blue Öyster Cult, banda para a qual contribuiu com diversas músicas (inclusive uma das minhas preferidas : The Revenge of Vera Gemini). Patti ainda está na ativa e sua obra, que inclui, inclusive exposições fotográficas (talvez influência do seu romance com Robert Mapplethorpe nos anos 70) e deixou uma sequência de discos ótimos, começando claro, pelo primeiro, o clássico Horses, no qual Patti regravou Gloria, do The Doors, que na minha opinião, superou muito a original. Mas escolher não é preciso, certo? Temos as duas.


4 - Dusty Springfield - a baixinha loira conquistou respeito na música negra nos anos 60 com suas interpretações ousadas e sua voz única. Ouvir Dusty é uma experiência imperdível. Imortalizada com uma vasta coleção de hits, foi introduzida para uma nova geração nos anos 90, quando Tarantino (com sua famigerada capacidade de ressuscitar hits e atores) inseriu "Son Of A Preacher Man" em Pulp Fiction. Esta música está no disco Dusty in Memphis, um disco que custou para sair, já que rolaram barracos devido a divergência na direção sonora... Ainda bem que deu certo, porque o disco é maravilhoso. Já foi dito que Dusty foi a melhor cantora branca existente. Se isto é verdade eu não sei, mas dá pra concordar fácil, fácil quando ouço "You Don't Have To Say You Love Me".



5 - Stevie Nicks - o Fleetwood Mac é a banda com maior rotatividade de integrantes que eu conheço. E por mais que as fases blues de Peter Green e Jeremy Spencer nos vocais e composição sejam espetaculares, foi com o casal Stevie Nicks e Lindsay Buckingham que a banda alcançou estrondoso sucesso e virou uma verdadeira fábrica de clássicos da música. Stevie e Lindsay eram um casal apaixonado quando entraram na banda, quando tudo começou a ruir. Brigas intermináveis, barracos constrangedores e um climão atrás do outro em estúdio resultaram em músicas espetaculares e absolutamente sinceras, já que as composições eram sempre formas de ataque ao ex-parceiro (outro casal também estava em ruínas na banda: Christine e John McVie) ou formas de desculpa. Foi nesta época que Stevie compôs delícias como Dreams, Sara, Storms e Silver Spring. Stevie possui uma voz grave, com um vibrato muito característico, que torna sua voz inconfundível, além de ser uma compositora espetacular. Stevie viveu sua loucura, desde a fossa do relacionamento do Lindsay, até sua incursão na cocaína, até sua difícil recuperação, casos amorosos com o baterista da banda, Mick Fleetwood e Don Henley (vocalista do Eagles) e continua na ativa, em carreira solo. Amém.



6 - Grace Slick - O Jefferson Airplane alcançou considerável sucesso com seu disco de estréia "Jefferson Airplane Takes Off", mas foi com o segundo disco, "Surrealistic Pillow" que a banda deu a guinada definitiva. O disco é um clássico presente em toda e qualquer lista de discos importantes para a história do rock, se tornando um dos clássicos do Verão do Amor de 1967. Um dos motivos deste sucesso, com certeza, foi a entrada de Grace Slick, bela e louca vocalista, dona da voz opressora e compositora da espetacular White Rabbit, uma visão psicodélica da viagem de Alice ao país das maravilhas do LSD. Grace, além de linda, era muito talentosa, e sua parceria vocal com Marty Balin renderam músicas inesquecíveis.


7 - Janis Joplin - como não falar dela? Uma das vozes mais marcantes do rock, Janis claramente foi influenciada pela música negra e sua performance transbordava de paixão. Conhecida, principalmente, por versões de outros compositores, incluindo poetas beatniks (como Mercedes Benz, escrita pelo poeta Michael McClure), aliás, as roupas que Janis usava foram inspiradas na cultura Beat. Janis garantiu um posto eterno no olimpo do rock e nos corações de quem ama o som de sua época. Rebelde por natureza, Janis amava música, e isso era evidente, mas infelizmente amava ainda mais a heroína, que acabou levando sua vida e incluindo seu nome no Clube do 27, dos artistas que morreram com esta idade (junto com Jim Morrison, Jimi Hendrix, Robert Johnson, Kurt Cobain e... Amy Winehouse).


8 - Debbie Harry - a vocalista do Blonde. Se é pra catalogar estilos, o Blondie foi uma das bandas características do new-wave, movimento que surgiu na mesma época do punk, as que se diferenciava pela adição de elementos eletrônicos e influências de outros estilos, como a disco music. O Blondie fez parte da respeitada patota frequentadora do CBGB's, junto com os Ramones, B-52's, Velvet Underground e muitos outros. Debbie, por sua postura rock'n roll bitch, se tornou um símbolo sexual na época (antes do Blondie trabalhou como dançarina e foi uma coelhinha da Playboy, segundo ela, uma época de drogas e vadiagem alternada com momentos sonolentos). O Blondie voltou, na época do revival de bandas "dos anos 80", e segue até hoje.


9 - Etta James - de todas as cantoras negras que fizeram sucesso no auge dos intérpretes do blues, anos 50, 60, Etta é a minha preferida. Uma voz linda e emocionada, mas muito, muito forte. Seu repertório vai desde o gospel até uma pegada mais rock'n roll e é uma delícia! Fiquei surpreso em descobrir que ela continua cantando, mesmo depois de tantos problemas com drogas, desilusões e obesidade. Vocês se lembram de um comercial de cerveja asqueroso, no qual a mulher gostosa borrifava cerveja na calcinha, na roupa, no pescoço, para quando o marido chegasse do trabalho ficasse louco por ela? Então, era uma música da Etta que tocava no comercial: "Stormy Weather". A publicidade e sua tradiçao de assassinar clássicos da música.


10 - Sonja Kristina Linwood - assistir um show do Curved Air devia ser uma experiência e tanto. Pra começar, os músicos eram excelentes (como era de costume nas bandas de rock progressivo), liderados pelo monstro violinista Darryl Way, que intercalava seu violino frenético com a guitarra  e teclados psicodélicos de Francis Monkman. Era um misto de rock, música clássica e eletrônica e na linha de frente tinha quem??? A beldade cantora, vinda diretamente do musical Hair. Que voz!!! Sonja adquiriu experiência em musicais e possui a voz de um anjo, mas não se engane, sua performance é, no mínimo, versátil. Sonja, nos discos costuma ter uma voz mais doce ou fantasmagórica, mas ao vivo a moça assusta. Uma beleza, minha gente, uma beleza.



Se a lista fosse maior: Tori Amos, Joan Jett, Pj Harvey, Björk, Alanis Morissette, Cindy Wilson e Kate Pierson do B-52's, Kim Deal, do Pixies, Aretha Franklin, Tina Turner, Juliette Lewis, Tina Weymouth do Talking Heads...
É isso!
Clica na playlist aí embaixo, e aumente esta lista me dizendo quais são suas preferidas..
Abraço!




6 comentários:

Dayana Maia disse...

Percebi que gosto de bandas com um certo estilo e ritmo que de para dançar! e ainda se tiver uma mulher cantando com uma voz poderosa rsrs. Então já sabe sou fã da Etta James e da Dusty Springfield. Outra banda que desconhecia (isso é muito triste, eu sei, rs) é o Jefferson Airplane, gostei muito da música Somebody to Love, na verdade não paro de escutar essa música rsrsrs. Valeu pelas as dicas...

Fotografia e Afins disse...

Maravilha!!! Tirando algumas, o resto nunca ouvi falar!!! êh!!! Mundão vasto da música!!! Parabéns pela lista, adorei!!! Bjs

"ethos anthropou daimon". disse...

Não tenho a comentar deste post apenas acrescentar.

CHER
Claaaaaro que ela é puro rock n' roll! E não é pelo romance com o Gene Simmons! Nos anos 80, a sensacional Cher fez muito rock!

SUZI QUATRO
Maravilhosa! Suzi é um dinossauro (com todo o respeito) do rock, nome hiper conhecido e, well well, uma lenda de saias.

L7
Uma das bandas femininas mais adoradas até hoje, conquistaram um espaço legal na TV na época e se consagraram dentro do grunge.

CHRISSIE HYNDE (Pretenders)
Uma das mulheres mais irreverentes e marcantes do rock! Chrissie abriu espaço pra uma atitude mais forte entre as rockers

RITA LEE
Todo e qualquer brasileiro tem que se orgulhar dessa mulher fantástica que é a Rita Lee! Hiper inteligente, à frente de seu tempo e literalmente, porra-loca, ela é uma das nossas representantes mais únicas e eternas no rock internacional!

SHIRLEY MANSON (Garbage)
Musa absoluta da galera mais alterna, a hiper estilosa Shirley mantém sempre a identidade álbum atrás de álbum no Garbage, sem modismos, just Shirley...

JANIS JOPLIN
MUSA ETERNA E O DAVE JÁ DISSE O QUE TINHA QUE SER DITO SOBRE ELA HEHEHEHEHEHE...

LITA FORD
A mulher mais bem vestida do rock!!! Ninguém ficava tão feminina e autêntica num couro quanto a nossa amiga Lita Ford. Rock n´roll grrrl, com atitude e vozeirão! Já pegou o Nikki Sixx inclusive... Agora onde ela esta?

NINA HAGEN
Musa punk de voz ardida e dotada de uma atitude que não se encontra por ae em qualquer girl não, viu? A última vez que a vi na TV foi no clipe do Supla. Ela é a famosa Garota de Berlim e até já teve um romance com o Supla.

VIXEN
I want you to rock me, yeaaaah! A banda de hard rock mais legal entre as cor-de-rosa dos anos 80! Um bando de mulheres, sem apelação, tocando pra caramba! Vale muito a pena ouvir. E vale a pena conferir as fotos delas também para ver o visual. Vasculhe o guarda-roupa da sua mãe.... lá no fundo você pode achar umas coisas assim, quem sabe?

JOAN JETT
Nos anos 80, ela agitou todo mundo cantando que amava rock n´roll. E ninguém duvida! Uma das mulheres mais rockeiras (ao pé da letra) da história. Muito couro, cabelo poodle, homo assumidérrima e dotada de um vozeirão que virou lenda... god damn, she rocks!

D´ARCY (Smashing Pumpkins)
Tocando baixo na banda de Billy Corgan, Darcy sempre foi uma figurinha marcante do rock, contribuindo com suas linhas para a música alterna dos caras. Sem falar do visual dela, impecável e único!

CINDY LAUPER
Não é rock? É, você até pode dizer que a nossa amiga Cindy está mais para rival da Madonna do que pra rocker, mas a importância da lenda oitentista ae do lado pro rock n´roll é fato. Cindy fazia pop com atitude rock, lutando pelos nossos direitos, afinal Girls Just wanna have fun, certo? E quem não viu ela cantando Another Brick in the wall naquele show incrível do paredão e talz..?

DORO
Musa do Metal que recentemente lançou um álbum chamado Fight e já está na área desde os anos 80... killer!

TARJA TURUNEN (Nightwish)
Provavelmente a musa mais desejada pelos metaleiros, Tarja Turunen é sinônimo de beleza e talento. Seu vocal lírico e único torna ela uma das melhores vocalistas no estilo.

NASHVILLE PUSSY
Homens e mulheres dividem o palco. Mas aqui, as girls não tocam guitarra e baixo apenas: elas cospem fogo, comandam o show inteiro e fazem todo tipo de loucura! Sempre ultra turbinadas de silicone e rock n´roll!

SARAYA
Sandi Saraya comanda e seu vozeirão manda bem pra caramba. Mais uma ótima representante da mulherada no Hard Rock.


Parabéns mulheres. Vocês merecem!

Parabéns Dave pelo post!

Anônimo disse...

Dessa lista, para mim, a Dusty é a melhor. Algo que me faz lembrar bastante suas melodias é ouvir The Shangri-las.

Tuma disse...

Sou apaixonado pelo voz feminina...e lendo seu texto percebi que faltou a minha preferida...Mama Cass Elliot...e as outras nem tem o que falar...adorei o texto...quero mais...

igambiental disse...

Koko Taylor, Nina Simone, Rita Lee...