segunda-feira, 28 de novembro de 2011

10 séries


Cedo ou tarde, a gente sempre acaba viciando em alguma série... E quando ela acaba, você fica carente e procura outras. Comigo sempre foi assim. Antigamente, era preciso ter TV a cabo pra conseguir acompanhar alguma coisa legal. Hoje com a internet... Bom, vocês sabem...  Acompanhar uma série em tempo real, encontrar outros fãs, conseguir material sobre elas é muito mais fácil. As maravilhas da internet, né...  Vamos à lista, que obedece uma certa ordem cronológica na minha vida. Lembrando que séries de desenho animado e japonesas estarão em outra categoria, heim!?




1 - A Gata e o Rato (Moonlighting - 1985 a 1989) - Bruce Willis e Cybill Shepherd foram ídolos de infância, nos papéis dos detetives particulares Maddie e David. Me divertia demais com esta série, mesmo não entendendo muita coisa... Era uma criança, mas eles me cativaram... Todos torciam para que eles se pegassem, claro.  Acho que vou procurar... E me deu vontade de ouvir o tema de abertura do Al Jarreau...
Tensão cômica e sexual no ar , junto com as ombreiras de Sheppard.


2 - Anos Incríveis (Wonder Years - 1988 a 1993) - um marco da vida. Comecei a ver com 12 anos e vivi quase todos os dilemas que Kevin Arnold viveu. Era impossível não se identificar. Fora que a trilha sonora transbordava de clássicos dos anos 60... COmeçando pelo clássico da abertura, o cover de With a Little Help from My Friends dos Beatles na voz do Joe Cocker. Demais. Demais. Quem não amava Winnie Cooper?
Cafungada de Winnie.



3 - Confissões de Adolescente (1994 a 1996) - sou um cara feliz e satisfeito em dizer que cresci com a fase áurea da TV Cultura. Além de me incentivar a ler, de ter aulas de inglês de manhã (sim, eu acompanhava aquelas aulas), me dar idéias de desenho... ainda tinha, entre os inúmeros programas legais, esta série que é uma pérola brasileira pra mim. Era tão simples! Era tão bem feito. Foi uma grande sacada. As quatro irmãs cativaram e geraram paixões. E a música Sina, do Gilberto Gil ... "Luar, estrela do mar, o sol e o dom... quiçá um dia a fúria desse front virá..." Saudades (da época, porque a série eu tenho).
Só eu achei a 2ª temporada horrível?
Só uma palavra: saudades.


4 - O Quinteto (Party of Five - 1994 a 2000) - bons tempos de Sony Entertainment Television... Eu adorava a história destes cinco irmãos... Seus pais morreram e eles tinham que se virar. Era muito drama, mas todos os personagens eram cativantes e seus atores, igualmente. Conheci o Matthew Fox ali (já era um grande ator), assim como a musa da adolescência Neve Campbell. É uma pena que o Scott Wolf e a Lacey Chabert (a adorável violinista Claudia) tiveram um futuro não tão promisssor depois da série. Nunca assisti o final... =´/
A gente arma barraco, mas se ama.


5 - Dawson's Creek (1998 a 2003) - também marcou uma época... Quem não adorava sofrer com as frescurinhas do casal Dawson e Joey? E os dilemas gay/nerd dos irmãos Jack e Andie. Eu curtia. O Dawson queria ser cineasta. Me lembro do encontro final dele com a Joey (cujo beijo mereceu comemoração), no qual ela analisava o quanto ele amadureceu, de Spielberg para Soderbergh... e... eles se despediam. O legal é que a maioria dos atores se deram bem depois. Com trabalhos relevantes na carreira. Michelle Williams me surpreendeu, Joshua Jackson tá em Fringe, não tá? A Katie Holmes construiu uma sólida carreira, casou com o Tom Cruzes, tem uma filha superdotada fashion que vai descobrir como manipular anti-matéria com 10 anos. O James Dawson Van Der Beek (da Silva Sauro)... cadê? Última vez que o vi, foi num clip de uma loira x.
Adoráveis dramáticos!



6 - Lost (2004 a 2010) - foi paixão à primeira cena. Uma coisa legal em séries é que os episódios piloto devem ser obrigatoriamente sensacionais, para que elas continuem. O de Lost, pra mim, ficou pra história. Na real, os episódios inicias (e finais) das temporadas de Lost eram ótimos e deixavam a gente de queixo caído. Tudo bem que a série se perdeu um pouco no decorrer das temporadas, mas a primeira é um marco e pra mim, roteiro sensacional, cenas incriveis. O episódio final dividiu opiniões. Muita gente reclamou que várias questões ficaram em aberto. Eu nem liguei. Achei sensacional e chorei em cima do teclado (sério). Ainda é a melhor série pra mim. Matthew Fox continua sendo um dos meus atores preferidos dos dias de hoje. E Evangeline Lilly, a mulher mais linda que eu já vi (ela tá naquele filme do robô lutador com o Hugh Jackman e eu quero assistir só por causa dela).
A Santa Ceia dos Perdidos, amém.


7 - The Walking Dead (2010 até hoje) - todo e qualquer fã de filmes de terror e quadrinhos ficou curioso com esta série. Do pouco que li dos quadrinhos, achei muito bom. E achei a série fiel. Não tive a disposição pra terminar nem a primeira temporada ainda, sorry. Talvez seja porque nenhum personagem me cativou ainda, ou talvez por que alguns zumbis me irritam, fazendo caras de mal das noites do terror do Playcenter... Mas... a atmosfera é legal. Gosto do enfoque nas relações humanas. Tem horas que a zumbizada é só um detalhe, já que muitas vezes os seres humanos são bem mais pestilentos...
Cuidado! Tem um human...digo, um zumbi por perto!


8 - Sex & The City (1998 a 2004)foi outra série marcante. Quatro personagens extremamente divertidas vivendo deleites e desiluções amorosas/sexuais em Manhattan. Confesso que a parte fashion da coisa eu deixava passar batido (que se tornou bastante insuportável no filme, aliás), mas não tinha como não se cativar por Carrie, Miranda (minha preferida), Samantha e Charlotte. Além de ser uma série MUITO engraçada, as questões amorosas (que eu vejo o tempo todo sendo questionadas no facebook) são respondidas ou levantadas com grandes sacadas. Alguns capítulos realmente levavam à reflexão dos relacionamentos, independente do espectador ser homem ou mulher. A interação entre as atrizes era incrível. Pra mim, este era o segredo da série, e possível de ver em todos os episódios nos momentos de café-da-manhã, almoço ou janta, quando a pauta do dia era discutida. Por mim, voltava. 
A conversa na mesa era a parte mais divertida do episódio.


9 - OZ (1997 a 2003) - Uma das caixas preferidas da minha estante. A série que retrata a vida dos detentos da Prisão de Segurança Máxima Oswald é quase hipnotizante. Grande elenco, roteiristas e diretores de primeira conduzem inúmeras histórias de uma maneira muito envolvente. Vários personagens marcaram: o nazista sem noção  (redundância...) Schillinger, o muçulmano Said (meu preferido), Adebisi, Miguel, Alvarez, os irmãos O'Riley e claro, Tobias Beecher e Chris Keller. Gosto da coragem da HBO em abordar temas tão "chocantes" para a sociedade americana (que se choca com tudo, de tão hipócrita que é, tipo a nossa).  Nivelando pelo padrão série, eu acho OZ honesto... e violento.
Tobias Beecher comeu o pão que o diabo amassou, sentou e peidou em cima.


10 - True Blood (2008 até hoje) - deixei por último porque é a série do momento pra mim. E uma das melhores que já tive o prazer de assistir. Estou acompanhando. Estou adorando. Acho True Blood espetacular. Assim como muitos, tive birra da série, porque sempre curti muito vampiros. Com 12 anos assisti o Nosferatu, de F. W. Murnau e fiquei maravilhado. Li o Dracula, assisti várias versões (a do Gary Oldman é e sempre será minha preferida), joguei Vampiro: A Máscara... LOGO, quando esta onda vampírica adolescente começou, a ânsia tomou conta de mim. E obviamente pensei que True Blood fosse na mesma linha. Mas eu digo para as pessoas que tem a mesma birra que eu tive: livre-se do preconceito e assista os dois primeiros episódios. Você vai gostar.
Pra mim, o mais legal de True Blood não são os vampiros (tá, eles são bem legais também), mas as fortes críticas à sociedade americana. Drogas, tráfico, preconceito, corrupção, sexualidade... Alan Ball... sou seu fã. E sou Team Bill. Sempre. =D
Bill ensinando Jessica a tomar sangue artificial, para não sair por aí matando gente.


Séries que ainda quero assistir: The Big Bang Theory, Twin Peaks (vergonha não ter visto ainda, eu sei), Arquivo X (terminar de ver, na verdade,,, acho que ficou faltando umas 3 temporadas), Dexter, American Horror Story, The Sopranos... Melhor nem lembrar mais.

Curte alguma dessas séries? Odeia? Opina aí!

5 comentários:

Davisson disse...

Como sempre temos pontos em comum e outros tão distantes. rs
Da sua lista as séries que me marcou e me marcam são: Anos Incríveis, Confissões de Adolescente, The Walking Dead (me identifico demais com o Rick), The Big Bang Theory, Oz, True Blood. Da minha lista pessoal com carater nostalgico Buffy, Angel, Six Feet Under (a melhor série ever que eu já assisti em toda vida), Brothers And Sisters e Charmeds.
Abs

Nane Prata disse...

Adorei todas as mencionadas, dando por falta apenas de duas: Seinfield e Friends!
E eu sou "Truebloodiana" inveterada, com certeza... Mas sou do Eric´s Team!kkkkkkkkkkkk

Viny Lima disse...

TIrando Dawson, The Big Bang Theory, glee e O Quinteto o resto eu adoro tb !!! A gata e o rato passava na GLOBO era otimo !!!!
saudade de vermos filmes juntos.

Fotografia e Afins disse...

Pois é... da sua lista só vi True Blood (que aliás lhe fiz assistir qdo. aluguei, lembra?). A Gata e o Rato, que devo confessar, vi qdo. era adolescente e Sex & The City que vimos juntos (eu primeira vez)!!!
Como o Davisson, vi e amei Six Feet Under (ma-ra-vi-lho-sa)!!! Enfim, valoeu lembrar!!! Bjs

Raphael S disse...

A Gata e o Rato era incrível.
Tem tantas séries que assisto que é dificil eu fazer uma lista.
No momento estou assistindo Terra Nova. Vão fazer um filme de Sandman, mas Sandman tinha que ser uma série.
Saudades Dave.

Raphael S