domingo, 22 de maio de 2011

COMAAAAAANDO ESTELAR... FLASHMAN!



Quando eu era criança não existia internet, não existia telefone celular, não existia axé, funk e crianças querendo ser gente grande. Crianças eram crianças, ingênuas, com brincadeiras tolas. Brincar na rua, de bola de gude, de pipa, de pega-pega e CLARO, de encenar cenas de filmes e seriados... ERA O MAIOR BARATO. Em 1989 estreou na Rede Manchete (SAUDADES!) o terceiro seriado japonês da minha infância, que se tornou o meu preferido: Comando Estelar Flashman.




Antes deste teve o Jaspion e os Changeman, que revolucionaram a minha infância. Estes seriados japoneses eram uma coisa mais louca do que Pokemon ou qualquer outro desenho ou série foi hoje em dia. Era o primeiro contato de uma geração com uma cultura totalmente nova, que era a cultura japonesa. Efeitos especiais tosquíssimos, jogos e truques de som e câmera faziam totalmente a cabeça de moleques como eu, que mergulhava naquilo de forma maluca. E todos era basicamente iguais. Seguiam TODOS  a mesma fórmula, mas mesmo assim, Flashman pra mim se destacou.

Como esquecer da abertura?!?!?!?



Eu era apaixonado por estes cinco, nossa...


Din (Red Flash) -  meu modelo de herói (pena que era assexuado, mas na época eu também era, rs): justo, bondoso e um líder natural. E ainda tinha a roupa mais legal. Pena que, como de praxe, o líder nunca protagoniza episódios emocionantes;

Dan (Green Flash) - era o mais forte do grupo. Teve um pseudo-romance com Saiuri, uma moça que cuidava de flores e uma relação bizarra com Sumire, uma fantasminha camarada.

Go (Blue Flash) - o palhaço do grupo. Gostava muito deste ator, na real. Era bem engraçado e também choravaaaaaaava (pra um ator destes seriados, tá mais que bom, vá). Foi com ele que quaaaaase rolou um beijo com a rebelde de araque Yuki.

Sara (Yellow Flash), era a mulher com que eu queria casar, rsrs. É Sério. Yoko Nakamura foi bastante famosa como atriz e cantora no Japão e dá pra entender o porquê. Ela é realmente uma GRAÇA! E COMO EU QUERIA QUE ROLASSE UM ROMANCE ENTRE ELA E O DIN, mas romance era algo muito raro em conteúdos infantis vindos do Japão... Todo mundo era assexuado e mais preocupado em salvar o mundo antes de qualquer coisa... Malas... ¬¬'

Lu (Pink Flash) - Lu era a mais inocente do grupo. Sempre comilona e com reações infantis (uma tchutchuca, se você quer saber a minha opinião). E ainda lutava bem. Mulheres que lutam são ALGO. Teve uma relação de mãe e filha com o monstro Powerblue.


Os vilões eram um espetáculo à parte... O Cruzador Imperial Mez, liderados pelo Monarca La Deus e o cientista Dr. Keflen, que criava monstros através da coleta de material genético de seres da Terra e os misturava num processo ativado ao tocar seu órgão (que não tinha teclas, mas QUEM ligava?!?!)... Segue a patota do mal:

Monarca La Deus - O grande chefão (um boneco com água dentro) que na verdade não fazia nada além de opinar, dar um bronca e deslizar pra lá e pra cá. Mas teve um epísódio final bastante horripilante.


Dr. Keflen - O segundo no comando, cientista que comandava a produção em-série de mutações sintetizadas. Ele tinha um visual bem legal. Achava espetacular ele mexer em dnas e moléculas tocando um órgão de acrílico (cujas teclas ficavam para a nossa imaginaçao conceber, rsrs).

Wandar - o principal líder de combate. Apesar do seu cabelo B-52's e seu corpo de zebra escamosa, ele era extremamente vaidoso e ficou chocaaaaaaado ao saber que foi gerado numa mutação biomolecular que combinou dna de sete parasitas horrendos. Chegou a dar em cima de...

Nefer - dividia o posto de líder de combate com Wandar. Nefer era MÁ! Uma vilã que não se faz nos dias de hoje (para conteúdos infantis, eu quero dizer). Logo no primeiro episódio ela já espanca terráqueos e crava sua poderosa espada de plástico neles.  Era uma vilã que realmente demonstrava violência em sua roupa de onça cibernética e eu adoraaaaaaaava! Só não espancava mais que as irmãs felinas...

Urk e Kirt - como não adorá-las? Sempre agindo em dupla e espancando os heróis coloridos até não mais poder, Urk e Kirt sensualizavam com suas unhas, saltos acrobáticos e simulações de poses e movimentos de gatos selvanges. Fiquei MAL quando elas morreram... =´(

Kaura - o caçador espacial que raptou os heróis da Terra quando eram bebês e os levou para o Planeta Flash e seus quatro satélites. Chegou para causar intriguinhas entre as forças do mal. Vivia de arranca-rabo com o doutor Keflen e fazendo fofocas para La Deus. Chegou a espancar toda a patota acima, um de cada vez (japonês tinha esta coisa de fila indiana para apanhar em seriados...). Tinha como aliados quatro caçadores espaciais feiosos e seu ajudante lambe-saco Galdan (era quase um casal gay os dois, você tinha que ver...). Sua luta final com Din foi incrível e fiquei chocadíssimo revendo dia desses em fullscreen... sua barba era FALSA! 


Como foram raptados quando bebês e levados para o Planeta Flash e seus satélites, nenhum deles se lembra da família, mas no decorrer da série, aparece o Dr. Tokimura, esposa e filhas (Midoriiiiiii... Kaoriiiiiii!!), que se lembram que tiveram um bebê raptado por caçadores espaciais. Logo surge a dúvida? Quem é o filho do Dr. Tokimura? HEIM, HEIM????
No fim, todos descobrem que a criança raptada da família Tokimura foi a Sara (linda!!), mas tudo é descoberto tarde demais, porque com o tempo, os cinco guerreiros começam a sofrer uma rejeição pelo aspecto climático e pessoas da Terra, devido ao tempo que viveram em outros planetas, e todos devem derrotar o Cruzador Imperial Mez com urgência e voltar para os planetas onde cresceram. Rola até uma contagem regressiva. É tenso!
Achei triste pra caramba o final, afffe....  Mas foi isso. Flashman me fez chorar, rsrs.
Hoje, consegui todos os episódios e confesso que não consigo assistir a parte que o Medusan faz o robô crescer e tem aquela luta básica entre monstro gigante e robô, porque é realmente tudo igual.
Mas todo o decorrer dos episódios é ótimo, numa época em que a dublagem de um seriado era realmente caprichada.

Me lembro agora de quantas réguas de acrílico eu quebrei usando como espada e lutando contra soldados invisíveis e como adorava juntar cinco primos para poder fazer o esquadrão completo (eu era o líder, claro! rsrs).
Pois é. Este foi um post de um nerd nostálgico que termina termina se achando realmente muito velho...
Tem algum outro velho nerd nostálgico por aí!??!?!

Comentários são bem vindos, pessoal!
Até a próxima nerdice extrema!


8 comentários:

Feus disse...

Isso mesmo man , que mané Power Rangers oq huahuahua

Fêam disse...

eu!
vai fala... depois dos seus 25 anos, eu fui a unica pessoa que cantou flashman com vc... don don don dont stop big big big big fightzzzzzz!!
ahahuahuahuahuahuahuaauh!!!
to pra ver amigos mais idiotas q a gente mano huahuahuahuahuauhauhahu!!!
saudadesss de sentar com vc e tomar chimarrao ate minha pressão cair no pé e a gente rir de tudo e todos e o tempo todo. HÁ.

Raphael S disse...

Mas é claro que tem mais velhos nerds nostálgicos, Raphael S se apresentando.

Eu achava Flashman um clone de Flashman, mas a história era mais originals e talz. Lembro que não assisti todos os episódios porque nessa época tinha aquela coisa terrivel deles pararem nas partes mais tensas e começarem a passar tudo de novo, mas eu adorava sim.

Tambem adorava o Go e a Nefer, OMG como ela era linda. Me sequestra, ME SEQUESTRA!!!!

Ai ai ai, partes maravilhosas de infância que as crianças de hoje não terão.

Hoje com a facilidade de produzir séries sai muita porcaria e a criançada acaba tendo uma série ruim como referência, é realmente uma pena.

Agora saudade mesmo era do Jaspion e da Anri que eu amava.

By Raphael S

Márcio Augusto disse...

Velho nerd nostálgico por ai deve ter aos montes!!!

Sem dúvida nenhuma, nós que crescemos nessa época fomos crianças felizes, brincadeiras saudáveis, sem aquela preocupação de crescer. Lembro de passar horas e horas assistindo a saudosa Rede Manchete, com todas os supersentais possíveis. Confesso que Flashman não era o meu favorito, mas também me marcou. Até hoje de vez em quando me pego assistindo alguns episódios. Há duas semanas terminei de rever Jaspion e o próximo será o Changeman, é bem divertido rever com olhos de adulto os seriados que encantaram nossa infância. Tenho saudades disso :) e meus filhos e netos com certeza crescerão com isso!

tenhodito disse...

A dublagem era realmenbte outra coisa nessa época, nem se fala!!!! E vamos combinar q dunlagem bem feita é essencial!!!!!! Primeiro Tokusatsu que eu vi, como esquecer? Hein? Legal esse post! Deu uma puta saudade!

Hanilton Scofield disse...

Prefiro Changeman :)

Anônimo disse...

Que saudade disso!!!

Ronicí disse...

Esses caras (Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraya, Lionman etc) ajudaram a formar o meu caráter! Quando tô meio estressado com a vida de adulto e vou no youtube e coloco as aberturas e encerramentos destes seriados e viajo... pra um lugar que não existe mais, só na minha cabeça... bons tempos!