quinta-feira, 19 de maio de 2011

Grandes Discos: Abigail (1987)

Vou falar deste cara, que se destaca no mundo do metal por diversos fatores...
Um pouco de história básica pra quem não conhece. E algum bom conhecedor do tema ler algum erro, por favor, perdoe-me e me corrija por comentário, ok? Correções são sempre bem vindas.

Kim Bendix Petersen nasceu na Dinamarca em 1956 e adotou o nome de King Diamond e formou sua primeira banda de rock em 74, a Brainstorm, depois saiu em 76 e cantou numa banda de hard rock chamada Black Rose. Nesta banda ele começou a explorar performances e temas inspirados em filmes e teatros de horror.
Mais tarde (resumindo), formou o Merciful Fate, sua primeira banda de grande sucesso. Nesta época sua clássica maquiagem foi criada e usada desde então. A temática do Merciful Fate era mais satanista. O próprio King se dizia adepto de tal crença, que foi abandonada tempos depois.

A banda sob seu nome, King Diamond estourou com o single de natal No Presents for Christmas (ao qual fui apresentado neste último Natal, rs) e no ano seguinte surgiu Fatal Portrait.

O mais genial do King Diamond é a experimentação. Num gênero tão... hmm... característico como o heavy metal e suas infinitas adjacências, King Diamond esbanja criatividade, não somente nos temas, mas nos arranjos e produção de seus discos. Seus álbums são sempre conceituais, com histórias que são divididas entre as músicas, e que poderia muito bem se tornarem filmes de terror geniais, se forem bem dirigidos (se existe algum filme baseado em alguma coisa dele, me avisem!).

E o disco em questão se chama Abigail, de 1987. Abigail trata da história de um espírito ruim que foi exorcizado e de certa forma aprisionado numa mansão, que um século depois foi herdada por Jonathan La Fey e sua esposa Mirian Natias. O casal, ao chegar na mansão é alertado por cavaleiros negros sobre o perigo que ronda a casa e a família de Jonathan. Este, por sua vez, executa o papel perfeito de protagonista de filmes de terror, não liga para o aviso dos cavaleiros e comete a burrada de se mudar para a casa com sua mulher. 
Mirian é imediatamente possuída pelo espírito de Abigail, que adentra seu ventre, como uma concepção imaculada satânica (!) e começa a assombrar Jonathan, fazendo objetos flutuarem, e misteriosamente colocando a mesa de café para três pessoas. 
O espírito de Abigail é encerrado, custando a vida de Mirian no final e o disco acaba, com uma triste canção sobre os cavaleiros negros. 
Como todo bom filme de terror, este disco também possui uma sequência, que obviamente não é tão genial quanto seu antecessor.

Enfim, é isso... Abigail é um disco que me surpreendeu, tanto pela voz de King, que além de extremamente versátil, possui um falsete único e muito engraçado em algumas horas, tornando o terror um pastelão, muitas vezes. O que não tira a tensão de certas músicas (nem curto ouvir a primeira música "Funeral" sozinho de noite, hehehe).

Quem tiver curiosidade, baixe, compre, sei lá. Porque vale a pena conhecer um trabalho único, com uma atmosfera extremamente envolvente e com ÓTIMAS músicas!


Segue o tracklist, com as minhas preferidas em destaque:


1 - Funeral
2 - Arrival
3 - A Mansion in Darkness
4 - The Family Ghost
5 - The 7th Day of July 1777
6 - Omens
7 - The Possession
8 - Abigail
9 - Black Horsemen

Ainda tô conhecendo a carreira deste cara e sua banda e tô achando tudo muito bom. Cada disco é realmente um filme de terror. Infelizmente King está passando por uma delicada condição cardíaca e sua esposa deixou um recado no site oficial da banda, informando que a banda não acabou. Todos os fãs (inclusive eu, um novato) torcem por sua recuperação e mais trabalhos criativos.


Abraço! Comentem!!!!
=)


3 comentários:

tenhodito disse...

me conta uma coisa, esse disco a musicas, tem uma sequencia, tipo uam historinha mesmo? Ouvi uma ou duas msuicas do King of dimond.

Davisson disse...

Vou procurar escutar as músicas que você indicou. Vou tentar e te digo ok? Você sabe que não tenho natureza para coisas demoníacas. Sim culpa católica. =(

Anônimo disse...

vc é um puto e nem visita, tampouco comenta meu blog, mas eu tô aqui... q inveja do seu blog... ele é todo tibuney. o meu é de pobre, com template do blogger e tudo... huauhauha...
saudades, semana q vem queira minha vó ou não estarei aí pra mateaaah com vossêam! <3 beusu