segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

10 Vozes Masculinas do Rock

Como eu costumo dizer, só a música salva... E tô aqui, com uma taxa de humor no porão do fundo do poço, mas como sempre, ouvindo música. Então tive a idéia de uma nova lista.
Lembrando que não tô avaliando técnica vocal ou algo parecido, porque nem tenho gabarito para tal. Só estou listando minhas vozes preferidas...
Vejamos...

1 - JON ANDERSON (Yes) - Obviamente, a voz de anjo tem que vir em primeiro lugar. Sua voz é de uma estranheza, suavidade e peculiaridade nunca antes ouvida por estes dois ouvidos ensebados que vos escreve. Jon é a voz do Yes, e ouso dizer, a voz do rock progressivo em toda a sua essência. Muita beleza!
Para ouvir e sentir: And You And I (Yes)


2 - ROBERT PLANT (Led Zeppelin) - Elogiar a voz deste cara soa como chover no molhado, mas meu... Robert é phoda, e todos sabem disso. Sua afetação, seus agudos e principalmente, sua força ajudaram o Led a ser o que ainda é e sempre será. Uma figura mítica, lendária, (entre outras redundâncias)...
Para ouvir e sentir: You Shook Me (Led Zeppelin)




3 - MIKE PATTON (Faith No More, Mr. Bungle, Fantomas, Tomahawk, etc, etc, etc...) Mike faz parte da categoria "Formação de Caráter". Cresci admirando esta pessoa. Além de ser dotado de uma inquietação artística e uma agressividade extrema, a voz de Mike é realmente boa e versátil. Não me canso de suas loucuras (e quem conhece sabe que não são poucas).
Para ouvir e sentir: 101 North (Tomahawk)


4 - RONNIE VAN ZANT (Lynyrd Skynyrd) - o finado e já citado neste blog Ronnie possuia uma líndissima voz, temperada com influências do blues e grande emoção. Fico admirado quando assisto shows da banda quando ele ainda liderava. Muita sinceridade.
Para ouvir e sentir: Tuesday's Gone ou Lend A Helping Hand (não consigo me decidir)


5 - DEREK SHULMAN (Gentle Giant) - Ainda nem conheço a tragetória completa dos irmãos Shulman e sua banda prog Gentle Giant, mas tudo o que já ouvi já me faz sentir a obrigação de incluí-lo nesta lista. Além de letrista, e multi-instrumentista (multi mesmo!), Derek possui uma voz gostosa de se ouvir, que torna até as melodias mais complexas (complexas MESMO) em algo simples de se absorver.
Para ouvir e sentir: The Advent Of Panurge

6 - ROB HALFORD (Judas Priest) - Um dos grandes ícones do rock... Sabe aquela voz, que mesmo cantando Parabéns pra você é capaz de levantar milhares de vozes em coro para cantar junto? É ele. Grande influência para dezenas de outros vocalistas, mesmo sendo gay assumido num universo tão homofóbico com o do Heavy-Metal. O que evidencia ainda mais seu talento.
Para ouvir e sentir: Victim of Changes ou United (qualquer uma serve)


7 - ERIC BLOOM (Blue Öyster Cult) - A voz da já citada e tão injustamente esquecida banda Blue Öyster Cult. Eric é o retrato audiovisual do rock'n roll. Ponto.
Para ouvir e sentir: Astronomy (versão do disco Secret Treaties)






8 - BONO VOX (U2) - Meu querido Paul Hewson AKA Bono Vox dispensa apresentações, e assim como Mike Patton, entra na categoria "Formação de caráter". É interessante analisar as mudanças de sua voz com o passar dos anos. Eu o considero um grande compositor. Gosto muito de suas metáforas, principalmente quando fala de amor.
Para ouvir e sentir: The Unforgettable Fire e claro, Stay - Faraway, So Close.


9 - DON MCLEAN - Este cantor/compositor que pode ser classificado como... sei lá... country... folk... possui uma das vozes mais prazerosas de se ouvir de todo o planeta. Além de ser um grande compositor e grande influência para diversos artistas.
Para ouvir e sentir: American Pie (claro!), mas também tem Vincent e Castles In The Air (minha preferida).




10 - GREG LAKE (Emerson, Lake & Palmer e King Crimson) - Um artista de extrema relevância para o meu período preferido do rock: O ROCK PROGRESSIVO. Meus discos preferidos do King Crimson possuem sua voz e composição. Um estrela de brilho maior no céu do rock'n roll.
Para ouvir e sentir: The Endless Enigma (Emerson, Lake & Palmer) e Epitaph (King Crimson).




Quem ficou de fora, mas não deveria: Geddy Lee (Rush); Michale Graves (Misfits); James Taylor; Mark Stein (Vanilla Fudge); James Hetfield (Metallica); Brad Delp (Boston); Lino Vairetti (Osanna); Bruce Dickinson (Iron Maiden); Freddy Mercury (Queen); David Bowie; Steve Perry (Journey) ... ... ...

See ya, folkzzzz

7 comentários:

Cranmarry disse...

E agora eu tenho mais um fonte incrível de pesquisa musical pras minhas festinhas!!

Obrigada, SEMPRE

D disse...

Oh, querida! Obrigado!!! Bom te ver, ao menos por aqui! =)

tenhodito disse...

vc tem meu apoio pra todos os 10, ahazou
mas non tá em ordem de preferencia não, são as 10 melhores e pronto né?

Israel disse...

Patton sofre da sindrome me Midas, só que no caso dele ao invés de ouro, sucesso! Ele é sem sombra de dúvidas... PHODA!

Bono... o que dizer de você!? Ainda acho que ele vai ser canonizado pós morte, ainda mais agora que virou moda.

Amanda disse...

Todos super mil. Cantam muito, mas faltou alguns ai né seu Dave?? Tipo Bruce Dickinson... Joe... Jim Morrison.. e outros!!

Anônimo disse...

Gostei da sua lista,mas faltou um vocalista.
SerjTankian(System Of A Down),sua voz e marcante e muito potente.

Fotografia e Afins disse...

Maravilhosos!!! A lista, se fosse estendida, não caberia neste blog... é tanta gente boa que nem sei... graças...