sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CISNE NEGRO


Fiz do jeitinho que eu gosto ... Não li nada a respeito, não quis saber opiniões alheias... Simplesmente fui assistir, tendo em mente os pôsteres incríveis, Natalie Portman e a história d'O Lago dos Cisnes...

E vou escrever do jeito que eu gosto: como fã de cinema que sou, e não como um crítico wannabe....

Sou emotivo e sim, amo Natalie Portman... Não consigo lembrar qual foi a primeira vez que a vi... acho que foi em Marte Ataca, ou O Profissional, com o querido Jean Reno... É uma beleza frágil, mas com tanta presença...

Pude confirmar minha paixão por Natalie com o chatíssimo Cold Mountain, onde ela aparece o que... dez minutos???? Mas rouba a cena e coloca os, até então bolas-da-vez de Hollywood: Nicole Kidman e Jude Law em segundo plano... Eu fiquei impressionado com aquilo... Daí, veio V de Vingança, Closer... Logo, eu sabia... SABIA que só podia esperar algo de bom com Cisne Negro... Olha... estava rezando para que ela interpretasse realmente uma bailarina que fazia o papel dos dois cisnes.. e foi exatamente isso!!! =D

Desde o primeiro momento, Natalie te pega pela mão, faz com que você feche os olhos e entre na mente da doce e frágil Nina ... Talvez pelos takes pontuais de Aronofsky, que não deixam você desviar o olhar de Natalie e toda a sua expressão, seja facial ou corporal por um segundo... Eu senti o que ela sentiu... o medo, a dor, o prazer, a tristeza...

Desde a cena inicial, onde ela, de frente para o espelho conta com meiguice e certa melancolia que sonhou que dançava um ato do Lago dos Cisnes, passando por sua frustração ao perceber que não foi selecionada inicialmente para o papel principal, até os momentos em que o prazer sexual explode dentro de um corpo e mente tão reprimidos. Natalie arrebata e arrebenta.

A trilha sonora do filme - as músicas do balé - é a trilha sonora da vida da personagem... linda, trágica, quebradiça... Nunca gostei de balé, nunca tive paciência, mas as musicas d'O Lago sempre me causaram bastante impacto, pela densidade e pela tristeza... Tudo se interliga de forma tão incrível, a alma da personagem, com o papel que tanto deseja, com as músicas... Logo, só sendo muito crítico cabeçudo e captador de pêlos em ovo para não se envolver com Cisne Negro. Porque antes de mais nada, o filme é lindo.

Como sempre digo, quando vejo um filme tento me despir de todo e qualquer preconceito e me deixar levar... Se não curtir a viagem depois, ela valeu do mesmo jeito, porque viajar é sempre bom...

Enfim... 

Falando do roteiro. Sim, ele é simples. Simples ao extremo e até previsível, eu diria. Mas a maneira como ele é conduzido é sublime, mantendo um clima de tensão psicológica constante,  intercalando lindíssimas cenas de dança (muitas gravadas numa tomada só) com as alucinações assustadoras de Nina. Não existe espaço pra respirar, porque Nina não tem espaço pra respirar!

Talvez este não seja mesmo um filme para todos. Talvez não seja um filme agradável de se ver (bléé!!). Mas ainda acho que é um filme que DEVE se visto.



Eu com certeza verei de novo.

Ah... tenho que falar também de Vincent Cassel, muito bom como o impiedoso e sacana diretor de balé, Mila Kunis, como ... Cisne Negro e a querida Winona Ryder, sempre ótima no papel de desequilibrada, rsrs.

Assistam, por favor. Quem quiser me chamar, eu vou de novo, na boa! =D
Segue o trailer:




4 comentários:

Heloisa disse...

Voltei sem ar do cinema. rs
Adorei seu post.
Beijo, querido! =)

Isis disse...

Winona Ryder como desiquilibarada é genial né?
Eu te falei q o filme era foda! Tudo isso pq ela era uma puta reprimida do caramba! eu não achei o roteiro previsível, achei o roteiro bom, bem filmado e tudo mais!
Tudo lindo

Priscila disse...

Spoiler sim Sr. mas tão sutil que me deixou com mais vontade ainda de ver e ouvir esse filme.
Sexta em...

Bjo

Pri

Cândida Almeida disse...

belo post!
o meu comentárioi será o post que fiz no face....

Black Swan

....emoções (ou seriam razões?) abaladas em preto, branco e transparente.
Lindo! Pontual! Nu! Cru! Avesso!