sábado, 4 de junho de 2011

Fúria de Titãs - sim, se eles existem, devem estar putos!

Fúria de Titãs

Tenho que falar...
E vou começar falando de filmes que marcaram a minha infância em diversos aspectos:

Goonies - sonhava em viver uma aventura como aquela, e como era impossível, eu inventava as minhas;
A História sem Fim - coisa linda de deus. Foi o que me ensinou a ler e elevou minhas idéias de desenho a outro nível;
Predador - eu o desenhava freneticamente, porque o achava uma criatura fascinante (ainda acho);
Fúria de Titãs - eu estava na primeira série quando o assisti pela primeira vez, na Sessão da Tarde e fiquei maravilhado com os personagens, a história e sobretudo, com mitologia grega, que se tornou um vício, e eu ia com 10 anos, de ônibus na biblioteca pegar livros sobre o assunto.



Fúria de Titãs - Harry Hamlin
Ok... dito isto eu começo o assunto principal. Nesta madrugada, na casa do meu amigo Marcelo, assistimos Fúria de Titãs, o remake... em 3d. E juro... nunca fiquei tão horrorizado com uma refilmagem...

Primeiro, não tem como negar o saudosismo de um fã que exige respeito e carinho por parte de novos realizadores com um filme que marcou sua infância, e aposto, a de muita gente também...

Mas tem um fator que eu acho mais alarmante, sabe... que foge da questão pessoal do negócio... Até quando os diretores/roteiristas vão deixar de dar importância a algo tão essencial para o cinema, que é o roteiro? Até quando Hollywood vai tratar o público como um IDIOTAque não liga pra história, desde seja vomitado na sua frente um excesso de (d)efeitos especiais?


Será que tô pedindo demais? Será que um blockbuster com uma boa história é algo fora de moda?

Porra, eu adoro blockbusters, sabe. Adoro o cinema da diversão... gosto de filmes cabeçudos também, europeus, profundos, com mensagens subjetivas e linguagens ousadas... mas tem hora que eu quero SOMENTE ME ENTRETER! Mas juro, este filme fez o contrário... ele me estressou!!!


Fúria de Titãs - Sam Worthington
Eu vi três filmes desta leva 3D: Avatar, Alice in Wonderland e este nojo de Fúria de Titãs. O primeiro eu vi no cinema, com o tal do oclinhos 3D e tudo e depois vi numa TV de 42 polegadas em alta definição-blá-blá-blá... E digo... QUE BOSTA!!!!

Que história de merda é esta de Avatar? E os personagens estupidamente clichês e extremamente familiares? (o mal-amado que gosta da mocinha e odeia o protagonista; o general cheio de frases americanas; o ganancioso; a intelectual de bom coração...). Quando vi no cinema, confesso que nem liguei muito pra isso (ao menos eu tentei), afinal, o negócio foi tão bem feito que resolvi cutir a experiência (mesmo com seis olhos... afinal, eu já uso óculos...). 
Visualmente é incrível, tecnologia inegável e James Cameron provou mais uma vez que sua megalomania é eficiente... Mas desculpa, a história é pobre e sonolenta.


Agora... Falando de Alice... Quem aqui acha que é o pior filme de Tim Burton e que esperava MUITO MAIS, levanta a mão.

o/

O próprio Tim Burton falou que teve que refilmar cenas devido à limitação da câmera 3D... Cara, eu curto TODOS OS SEUS FILMES, desde Ed Wood até Sweeney Todd. Pra mim, todos os filmes dele são especiais em sua maneira... todos se destacam na época em que foram feitos. 
Roteiros divertidíssimos e efeitos visuais MAIS DIVERTIDOS AINDA (eu AMO Beetlejuice - Os Fantasmas Se Divertem)!
Desculpa se você gostou de Alice, mas aqueles cenários photoshópicos e aquele céu extremamente artificial não me convenceram...  A história é xoxa! Anêmica! Conseguiram CAGAR COM A HISTÓRIA DA ALICE!!!!!! Filme sem sal ao extremo... Talvez devesse ter visto em 3D, no cinema... ¬¬'


Agora, o último... Fúria de Titãs... 


Meu... Pra começar, Ray Harryhausen, conhecido como o mago do stop-motion me encanta desde pequeno, com filmes como As Aventuras de Simbad, Jasão e os Argonautas e claro, Fúria de Titãs, de 1981. Eu já conhecia efeitos especiais melhores na época em que o assisti, mas nem por isso deixei de curtir um trabalho tão cuidadoso de Ray, que foi produtor e responsável pelos efeitos especiais neste filme.... Tudo era tão maravilhoso... A história de Perseu, os deuses conversando no Olimpo... tudo era tão simples, mas tão cheio de mágica... 

Daí, vem este diretor cujo nome nem tive o trabalho de pesquisar e CAGA COM TUDO!!! Pra começar, mais uma vez somos vítimas de Hollywood, que, quando quer colocar alguém em evidência, faz qualquer coisa, como colocar aquele canastrão digno de Malhação, Sam Worthington como protagonista (ele também é o protagonista de Avatar). E tem outra... a história... Acho muito legal um diretor/roteirista dar a sua visão e seu toque na sua versão de uma história já contada. O David Yates inseriu cenas nos filmes do Harry Potter que não existem nos livros e são todas belíssimas. Mas você inventar personagens que nem na mitologia existem, sendo que a graça do filme é e sempre será esta? 
Pra que raios inventar um Hades pra controlar o monstro do mar e simplesmente apagar Poseidon...


Gente... qualquer criança sabe (e nem precisa ter visto Cavaleiros do Zodíaco pra saber)... Poseidon cuida do mar, não Hades... Pelo menos, Hades e Zeus foram divinamente interpretados (trocadilho intencional) pelos queridos Ralph Fiennes e Liam Nieeson. 



Chega... falei demais... Pensei na Medusa 3D que mais parece uma vilã do Mortal Kombat e perdi até a vontade de escrever. Assista se tiver coragem, mas POR FAVOR... assista o original!!

Concordando ou discordando, sua opinião é importante! ;)



5 comentários:

Davisson disse...

Não veja em de forma alguma Percy Jackson. Da vergonha alheia ver a Uma Thurman de medusa. Assisti também Fúria de Titãs e compartilho da sua opinião.

Del Gonçalves disse...

antes de ler toda a matéria, queria te parabenizar pq vc tah ficando um escritor foda. e as imagens intercalando os textos e a visão e td mais..
fikei tenso

Jacques disse...

Eu tive a sorte e o bom senso de NÃO assistir a esse lixo 3D.
Aliás, ainda não assisti nada com essa tecnologia e nem quero assistir.
Avatar eu só vi porque meu sobrinho de 11 anos me emprestou o dvd.
E o filme é RUIM DEMAIS!
Pocahontas 3D, como muita gente o chama.
Quem elogia esse lixo só o faz por causa dos novos efeitos, mas e quem é que liga pros efeitos?
Eu quero ver é uma história bem contada e, se possível, inteligente.
DANE-SE OS EFEITOS!
Quem gosta disso que vá assistir Transformers...
Também acho o primeiro Fúria de Titãs um clássico, e meu amigo Rafael comparou os dois filmes aqui:
http://fantasticocenario.com.br/2010/12/31/furia-de-titas-mais-do-mesmo/
Apareça lá.
Até mais.

Isis @isistencia disse...

Eu vou te contar que essa importância com explosões e efeitos mirabolantes me irritam PROFUNDAMENTE! É uma falta de respeito, mas é uma falta de respeito com quem pensa, porque tem pessoas que não conseguem acompanhar uma história (por mais simples e linear que ela seja) e sentem faltas das explosões a cada 2 minutos! Pois é... Hollywood é uma fábrica se ela faz é pq tem gente que compra... isso que é foda!
"Alice no País das maravilhas" com ctz é um filme anêmico! Esperava muito mais... ( meu coo pro 3D).
Eu não assisti o remake de "Fúria de Titãs", mas Hades no mar é osso!!! Porque diabos não colocaram a porra do Poseidon lá? Pq ? PQ? POR QUÊ? Affff

Giovanne Guerra disse...

é cara... infelizmente o publico gosta de efeitos especiais, eu assisti os Tres mosqueteiros, os caras misturaram sherlock holmes novo com piratas do caribe, e só puseram efeitos especiais, com uma historia cliche p´ra cara... Avatar eu nem assisti pq pra só seria efeitos especiais e as pessoas ficam:"MAS GASTARAM PRA CARALHO COM ESSE FILME, E É TAO REAL!!" tipo.. até para o publico que gosta de games pode ver isso, as pessoas ligam só pra efeitos especiais e graficos hoje em dia, deixando a historia de lado.... infelizmente é o mundo em que vivemos hoje em dia