quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Grandes Discos: Boston (1976)

Vou falar de um disco que, COM CERTEZA, está na minha lista de discos preferidos.

Sabe aquele disco que você consegue ouvir do início ao fim?
Aquele disco no qual todas as músicas tem potencial para se tornarem hit?
Aquele disco que te deixa com vontade de ter ter uma banda?
Aquele disco que te deixa com vontade de escrever um post no seu blog?

É este:

Banda: Boston
Disco: Boston
Ano:1976
Gênero: Hard Rock (é o gênero que mais se aplica, eu acho)

Boston é uma banda americana que surgiu na cidade que lhe dá o nome (dã). Após abrir para Black Sabbath, Blue Öyster Cult (♥) e outras bandas, acabou estourando absurdamente com este álbum de estréia, vendendo um milhão de cópias em três meses de lançamento e permaneceu nas paradas americanas por 132 semanas.


Vou tentar ser breve ao descrever todas as faixas:



1 - More Than a Feeling (04:45) - com certeza, o maior sucesso da banda. Que maneira de abrir um disco de estréia. Guitarra perfeita, baixo e baterias com uma eficácia altamente pop. Boston possuía um dos melhores vocalistas que o rock já teve: o falecido Brad Delp. Fico imaginando um show da banda, com todos cantando e batendo palmas (porque esta música praticamente te intima a bater palmas). Um clássico inesquecível, emocionante e atemporal.



2 - Peace of Mind (05:02) - bela mensagem, belíssima música De imenso potencial pop, com grandes harmonias vocais. Foi um dos singles que ajudou o álbum a alcançar o sucesso que teve (e ainda tem, porque o disco nunca saiu de catálogo).

3 - Rock & Roll Band (03:00) - a história do começo de uma banda. Desde os tempos difíceis até a assinatura de um contrato com uma grande gravadora. Uma das coisas mais legais (se é que é possível listar) é a eficiente harmonia vocal.

4 - Smokin' (04:31) - talvez a minha "menos preferida do disco". Fala do simples ato de ouvir uma música boa (talvez fumando maconha), como o titulo e partes da música sugerem. 



5 - Foreplay/Long Time (07:47) - a música mais longa do disco conta com uma ótima introdução comandada pelo órgão Hammond do tecladista, guitarrista, baixista, letrista, produtor e fundador da banda Tom Scholz. A música dá uma guinada e pronto, mais um GRANDE clássico do rock altamente cantável e digno de se acompanhar com palmas (o que foi feito e mantido no estúdio enquanto a música era gravada).

6 - Hitch a Ride (04:11) - minha preferida do disco. linda introdução acústica e belas harmonias vocais (eu adoro uma harmonia vocal). É impressionante como este disco é pop-chiclete, mas de alta qualidade. E Brad Delp tinha realmente uma voz muito linda. 

7 - Something About You (03:48) - talvez a música mais "fraca" do álbum... No começo não conseguia ouvir. Mas hoje ela me conquistou tanto quanto as outras. Tem aquela construção básica e perfeita que quando você menos esperar, já decorou e está cantando. Eu estou (neste momento).

8 - Let Me Take You Home Tonight (04:43) - a única música composta por Brad Delp no disco é também a única "balada". E fecha o disco com louvor. Linda, simples... pra colocar bem alto e dirigir.


E é isso... Espero MESMO que vocês gostem. Abraços, comentem, e até o próximo post.

=)




Um comentário:

"ethos anthropou daimon". disse...

Considerei que seu post aqui foi muito feliz, principalmente por que Boston é uma banda que soube fazer a diferença entre as bandas que surgiram naquela década... Mas quem faz mesmo a banda ser o que é, é o Sr. Tom Scholz, os integrantes são ótimos também: Barry Gordreau (guitarra), Brad Delp (vocals),Fran Sheehan (Baixo) e Sib Hashian (Baterista) com seu Black Power enorme kkkkkkkkkkkkkkk... Pena que só foram 3 discos e depois veio a crise com a justiça por causa do Paul Ahern o produtor paú no cú que fudeu com a banda. More Than a Feeling é até hoje uma das músicas mais bem construidas que já ouvi. Já no segundo disco Don’t Look Back é essa musica que você pode ouvir 10 vezes e não se cança nunca.
Feliz mesmo sua escolha de banda!
Abraços
JP