domingo, 24 de outubro de 2010

10 músicas que me fizeram chorar

Nova série começando: 10 músicas. E vamos começar de forma lacrimejante:

1 - Both Sides Now - Joni Mitchell
Esta mulher tem o dom de me emocionar... a maneira simples de explicar e relatar sua vida em forma de poesia musical são realmente emocionantes. Nesta musica Joni faz um resumo do que aprendeu com suas experiências com uma meiguice, sabedoria e humildade apaixonante... "I really don't know life at all...".



2 - Stay - Faraway, So Close - U2
Um dos grandes impulsionadores do meu aprendizado de inglês foi com as letras do meu eterno querido Bono Vox. Suas metáforas, sua ironia intrínseca... e claro, a melodia da banda me chocavam e ainda hoje, me emocionam na mesma intensidade. Esta música me remete a uma época em que eu nada sabia da vida e do amor.



3 - Lilac Wine - Jeff Buckley
É preciso ter muito culhão pra interpretar uma mulher de forma tão sublime. Jeff e sua versão de Lilac Wine, da Nina Simone é uma obra de impressionante sensibilidade. Parafraseando Bono Vox..."Jeff Bucley foi uma gota de melodia num oceano de ruídos." We miss you, Jeff!




4 - Fall On Me - R.E.M.
O que me agrada tanto no R.E.M. é a harmonia vocal e como os outros integrantes conseguem acompanhar a angústia de Michael Stipe. Nunca esqueço quando a ouvi pela primeira vez (vendo o clip de madrugada em meados de... 2000, 2001...). Antes tarde do que nunca.




5 - Tuesday's Gone - Lynyrd Skynyrd
Ronnie Van Zant era um vocalista excepcional... exalava sinceridade... e esta música sempre é a trilha sonora dos meus momentos de "greve do mundo", quando preciso mais que tudo ficar sozinho. Ronnie morreu num desastre de avião, junto com outros integrantes da banda. RIP, Ronnie.




6 - Pretty Good Year - Tori Amos
Esta musica foi baseada numa carta de um fã depressivo que Tori recebeu e se emocionou. Tenho certeza que muitos admiradores de Tori se sentem conversando com ela ao ouvirem esta música em seus momentos de desespero. Já aconteceu comigo.




7 - And You And I - Yes
Uma das baladas mais sublimes da história da musica. Me leva quase literalmente para outra dimensão ou estado mental. Pricipalmente se estou naqueles momentos emocionalmente quebradiços.





8 - Moon River - Frank Sinatra
Me lembra dos meus queridos e saudosos pai e tio Nico. E que o nosso período juntos foi uma incrível viagem. Grande interpretação, Frank.






9 - Turn - Travis
"If you turn... you might learn..." Fran Healy (vocalista) é uma criatura especial. Esta música ainda me derruba e o clip, hoje soa clichê, mas eu ainda enxergo honestidade ali.





10 - Liquid Diamonds - Tori Amos
Esta música já me acompanhou em tantos momentos que nem sei como definí-la ou traduzir sua importância em palavras. Pra mim, a melhor música de Tori.







Comentem e me respondam... qual a última música que te fez chorar?





8 comentários:

tenhodito disse...

vc poderia ter colcaodo mais, com certerza, não?
Tori amos repete, ÓBVIO!

mas e chorar de aligria? ou ficar muito alegre? tem essa lista?

Dayana Maia disse...

Uma música que me marcou e me faz lembbrar de momentos bons e ruins
••Goo Goo Dolls - Iris••

Davisson disse...

Como eu disse no email temos artistas iguais, mas com canções diferentes.
Deixei a minha lista meu brogy.
http://atomicfair.blogspot.com/

Anônimo disse...

The Deeper the Love do Whitesnake,ao vivo no Credicard Hall. Chorei tanto que saí do show com os olhos esbugalhados.

Yonamine disse...

Sendo sua lista eu esperava 10 Tori Amos...

Israel disse...

Poutz... me dizeram chorar:

Keren Ann - Lay Your Head Down

Tori Amos - Northern Lad

Sufjan Stevens - Chicago

E tem a versão de "Oh Happy Day" do filme Mudança de Habito 2 (Sister Act 2 Back in the Habit) *rs... a voz do menino é foda! dá um nó na garganta!

Unknown disse...

2, 5, 8, 9

Amanda disse...

Moon River é mais que chorar!!! Linda pacas. Amo ♥